1/13

OCA
Cultural

    A OCA CULTURAL é um projeto não construído, realizado como trabalho final de conclusão de curso. O projeto seria implantado em terreno situado na Vila Leopoldina, na cidade de São Paulo. A partir de levantamentos de campo constatou-se que o local tem um potencial de requalificação, devido ao seu grande fluxo de pessoas e equipamentos urbanos próximos.

   O edifício utiliza como inspiração os diversos tipos de ocas nativas brasileiras, a quebra de ritmo e formas geométricas desconstruídas, utilizando o simbolismo como uma de suas condicionantes principais. O uso de materiais como concreto armado, aço, vidro, bambu e ripas de madeira eucalipto são elementos que são explorados e aproveitados tanto para uso estrutural quanto para uso estético. De acordo com sua localização e entorno o térreo foi pensado para que seja uma extensão da praça em frente, criando espaços multiusos externos e internos, que são usados como palco para apresentações, feiras artesanais e exposições de arte. 
   
   O objetivo principal do projeto é atender ao público da região e entornos, de forma que o mesmo se torne um ponto turístico na cidade, incentivando o fluxo social, crescimento econômico e cultural, em prol da construção da harmonia com a área localizada.

   O edifício se destina a todos aqueles que tenham interesse na promoção da cultura de forma geral, oferecendo, desenvolvendo e gerenciando programas e projetos socioculturais, com atividades frequentes para a faixa etária de 10 à 30 anos. Também oferecerá oficinas especiais que acontecerão mensalmente ou conforme a necessidade local voltado para a população com menos de 10 anos e mais de 30 anos. O objetivo é propagar a cultura e oferecer lazer.

   Com inspiração na arquitetura nativa brasileira a forma da OCA Cultural se concebe, trabalhando principalmente os sentidos, com o acolhimento e integração entre os espaços internos e externos. O projeto se completa com a desconstrução de seus traços, fazendo referência a fusão de outras culturas com a cultura indígena, dando origem a cultura Brasileira. 

- Seus materiais criam texturas, criam sensações, que conversam diretamente com as linhas do projeto e com os nossos ancestrais.

Projeto :
OCA Cultural
Centro de Cultura Multiétnica brasileira
Local :
São Paulo, SP 
Ano :
2018
Autor :
Rodrigo Namiki
Status :
Não Construido Trabalho de Conclusão de Curso

  • White Instagram Icon

        É estritamente proibida a reprodução, distribuição, modificação ou reutilização de conteúdo contido neste website em qualquer meio sem o consentimento prévio por escrito do Arquiteto Rodrigo Namiki